A articulação temporomandibular (ATM) é a articulação que liga a mandíbula ao crânio. Essa articulação pode sofrer vários distúrbios, prejudicando assim sua função. Estalos e dores são sintomas frequentemente relatados pelos pacientes.
Existem muitos sintomas da DTM. Para o leigo, muitas vezes é difícil saber se tem DTM, porque esses sintomas também podem estar presentes em outras condições. O dentista poderá ajudá-lo a fazer um diagnóstico adequado analisando o seu histórico completo ou anamnese, realizando um exame clínico e por meio de exames de imagem.
Alguns dos sintomas mais comuns de DTM incluem:
A etiologia da DTM apresenta um caráter multifatorial, estando associada à hiperatividade muscular, traumas, estresse emocional, maloclusão, além de inúmeros outros fatores predisponentes, precipitantes ou perpetuantes dessa condição.
Uma associação de fatores (respiração bucal, mastigação unilateral, má oclusão, bruxismo, um desenvolvimento anormal dos maxilares ou das ATMs, trauma no queixo ou na face, estresse, etc) podem causar ou manter uma DTM.
Em virtude da complexidade etiológica e da variedade dos sinais e sintomas que podem, genericamente, também representar outras patologias, o reconhecimento e a diferenciação das DTMs (disfunções temporomandibulares) podem apresentar-se de forma não muito clara ao paciente. Por isto é importante procurar um profissional.
Na literatura existem diferentes tratamentos que podem reduzir consideravelmente os sintomas, como:
Chega de dor! Visite-nos hoje mesmo.