Tratamento DTM

Tratamento de DTM - Disfunção Temporomandibular

dtm

A articulação temporomandibular (ATM) é a articulação que liga a mandíbula ao crânio. Essa articulação pode sofrer vários distúrbios, prejudicando assim sua função. Estalos e dores são sintomas frequentemente relatados pelos pacientes.

Sinais e Sintomas

Existem muitos sintomas da DTM. Para o leigo, muitas vezes é difícil saber se tem DTM, porque esses sintomas também podem estar presentes em outras condições. O dentista poderá ajudá-lo a fazer um diagnóstico adequado analisando o seu histórico completo ou anamnese, realizando um exame clínico e por meio de exames de imagem.

Alguns dos sintomas mais comuns de DTM incluem:

• Dores de cabeça (muitas vezes se assemelhando com enxaquecas), dores e pressão na região do ouvido e olhos;
  • Estalos ou dor ao abrir ou fechar a boca;
  • Travamento ou deslocamento da mandíbula durante abertura ou fechamento da boca,
  • Cansaço nos músculos de mastigação;
  • Dores no pescoço ou ombros,
  • Dificuldade ao mastigar ou morder;
  • Inchaço na região da articulação;
  • Mudança na oclusão dentária (a forma como os dentes superiores e inferiores se encaixam),
  • Dificuldade de concentração e irritabilidade.

O que causa uma DTM?

A etiologia da DTM apresenta um caráter multifatorial, estando associada à hiperatividade muscular, traumas, estresse emocional, maloclusão, além de inúmeros outros fatores predisponentes, precipitantes ou perpetuantes dessa condição.

Uma associação de fatores (respiração bucal, mastigação unilateral, má oclusão, bruxismo, um desenvolvimento anormal dos maxilares ou das ATMs, trauma no queixo ou na face, estresse, etc) podem causar ou manter uma DTM.

Em virtude da complexidade etiológica e da variedade dos sinais e sintomas que podem, genericamente, também representar outras patologias, o reconhecimento e a diferenciação das DTMs (disfunções temporomandibulares) podem apresentar-se de forma não muito clara ao paciente. Por isto é importante procurar um profissional.

Tratamento

Na literatura existem diferentes tratamentos que podem reduzir consideravelmente os sintomas, como:

• Diminuir a dor e o espasmo muscular por meio de calor ou através de medicamentos, tais como relaxantes musculares, aspirina, analgésicos ou antiinflamatórios
  • Produzir uma placa para tratar bruxismo, caso você tenha esse hábito de ranger ou apertar os dentes
  • Aplicar técnicas de relaxamento para ajudar a controlar a tensão muscular na mandíbula e combater o estresse
  • A Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS) utiliza correntes elétricas de baixa tensão para relaxar os músculos faciais e articulações, além de proporcionar alívio da dor.
  • Dentre todas as opções, o Método HBTC-RFA tem se mostrado extremamente eficaz no tratamento da DTM e no alívio dos sintomas. Entenda melhor como o Método funciona vistando: http://franklinodontologia.com.br/page/HBTC-RFA/

Chega de dor! Visite-nos hoje mesmo.