Clínica geral

A clínica geral é a área da odontologia dedicada a prevenção, diagnóstico e tratamento de uma ampla variedade de doenças e desordens dos dentes e gengivas.

geral

Prevenção

A prevenção é simples e fácil de ser tratada, evitando doenças como cárie e placa bacteriana. Exames regulares e manutenção da saúde bucal podem impedir o desenvolvimento de sérios problemas dentários que exigem onerosos tratamentos.

Endodontia

Especialidade odontológica popularmente conhecida como "tratamento de canal", responsável pela prevenção e tratamento das doenças da polpa do dente.

A endodontia também atua no tratamento clinicoterápico dos casos de necrose pulpar e suas possíveis consequências, como abscessos, cistos de pequeno e médio porte, dentre outros.

O tratamento de canal consiste na remoção da polpa dental, uma estrutura viva que contém, entre outros elementos, nervos e vasos sanguíneos.

Bruxismo

O bruxismo é um dos hábitos parafuncionais mais nocivos. É um ranger ou apertar forte dos dentes. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou "bambos", e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados.

O bruxismo pode acarretar a destruição do osso circunvizinho e do tecido gengival, além de levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como a Disfunção Temporomandibular (DTM).

O uso de um dispositivo personalizado para dormir é um dos tipos de tratamento. O dispositivo encaixa-se sobre os dentes superiores e/ou inferiores, protegendo-os de se desgastarem pelo próprio atrito. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com o bruxismo, ele não é uma cura. Por isso, cada caso deve ser tratado com exclusividade.

Um dos tratamentos mais atuais para o Bruxismo é o uso da Proteína Botulínica (Botox®), que se mostrou muito eficaz em diminuir a frequência dos eventos de bruxismo, níveis de dor, protegendo os dentes e as articulações.

Cirurgia

Especialidade odontológica responsável pelo tratamento de problemas relacionados aos dentes e ossos da região da face.

Trata desde a remoção de dentes inclusos (como o siso), até a realização de enxertos ósseos e posterior colocação de implantes, além de intervenções em alterações patológicas (como tumores), malformações estruturais e traumas dos ossos da face.

Restaurações

A restauração é uma forma de fazer com que o dente afetado pela cárie volte à sua forma e sua função normal. O dentista remove a parte do dente que esta deteriorada, limpa a área atingida e preenche a cavidade com materiais restauradores, dentre eles a porcelana ou a resina composta (restauração da cor do dente).

Selante

Indicada para crianças, adolescentes e adultos jovens que apresentam risco de cáries, a aplicação de selantes dentários é feita para agir como uma barreira protetora que, diminuindo o acúmulo de resíduos alimentares nos sulcos presentes na superfície dos dentes, facilita a limpeza dos restos alimentares e o controle da placa bacteriana, reduzindo dessa forma, significativamente,  o risco dessas superfícies cariarem-se.

Os dentes posteriores, os quais usamos para triturar os alimentos, contêm fissuras e fóssulas onde os restos alimentares e a placa bacteriana ficam retidos e se acumulam e onde as cerdas das escovas não conseguem limpar. Dessa forma, o selante protege o dente e diminui o risco de cárie.

O procedimento para selar um dente leva cerca de poucos minutos.

A Franklin Odontologia tem uma equipe completa para atender todas as suas necessidades de tratamentos odontológicos!