Enxerto ósseo dentário  

Enxerto ósseo dentário

enxerto

Nossos dentes têm raízes fixadas nos ossos, e esses ossos podem diminuir em espessura e altura, processo conhecido como perda óssea dentária. Isso pode acontecer por diversos motivos, como:

- o uso de diferentes tipos de dentaduras; 

- as lesões e fraturas por trauma ou acidentes; 

- doença periodontal; 

- a perda de dentes. 

Quando ocorre essa perda óssea, o tratamento indicado é o enxerto ósseo dentário, que é um procedimento que visa o aumento da altura ou da espessura do osso no local em que será feita a cirurgia, permitindo a instalação de implantes dentários.

O osso usado para preencher a perda óssea dentária pode ser o do próprio paciente e é conhecido como enxerto autógeno. Funciona assim: um pouco de osso, em forma de bloco ou triturado, é retirado da boca (mas não se preocupe, é pouco e não vai fazer falta, pois o profissional analisa bem antes de escolher o local de retirada) e esse osso é recolocado onde houve a perda óssea.

Caso não seja possível utilizar o enxerto autógeno, há biomateriais muito bem recomendados nesse tipo de procedimento.

Na maioria das vezes, os implantes dentários só poderão ser instalados após o período de cicatrização óssea, que leva de 6 a 12 meses após o enxerto ósseo. Em alguns casos, é possível fazer a instalação dos implantes logo após o enxerto, diminuindo, assim, o número de procedimentos cirúrgicos. 

Um procedimento delicado assim, com tantos detalhes, precisa ser feito com segurança. A Franklin Odontologia conta com profissionais capacitados e experientes no assunto.

Onde e como fazer enxerto ósseo dentário?

O dentista, durante uma avaliação prévia, é quem vai dizer se há osso suficiente para suportar o implante ou se deverá ser feita a cirurgia de enxerto ósseo dentário. Essa análise é baseada em exames, como radiografias ou tomografias que mostrem a situação atual da estrutura óssea do paciente.

Nosso objetivo é melhorar sorrisos, porque acreditamos que assim melhoramos vidas.